Satélite da NASA registra Serra de Caldas e vira destaque nos EUA

Brasil Caldas Novas Destaque Goiás Iternacional

Em 19 de maio, o satélite Landsat 9, da NASA, capturou uma imagem da Serra de Caldas. Ou Domo de Caldas Novas, no estado de Goiás, no Brasil.

Ela mostra o planalto oval, coberto por um ecossistema biologicamente rico de savana e pastagens, o Cerrado.

O bioma cobre cerca de um quinto da área terrestre do país, sendo o segundo maior da América do Sul, atrás somente da Amazônia.

A marcante formação da Serra de Caldas ergue-se a cerca de 300 metros acima da paisagem goiana circundante.

O planalto, com aproximadamente 20 quilômetros de comprimento e 12 de largura, se estabeleceu como parque estadual em 1970. Contudo, devido à ilusão de ótica conhecida de inversão de relevo, o terreno elevado pode parecer mais baixo do que o entorno.

A região também tem cachoeiras que descem pelas encostas do planalto. Mas grande parte da chuva que cai sobre o relevo se infiltra no solo, reabastecendo os aquíferos.

Assim, devido ao seu papel na recarga de águas subterrâneas e na alimentação de grandes bacias hidrográficas, o Cerrado brasileiro é chamado também de “berço das águas “.

A água da Serra de Caldas alimenta ainda fontes termais naturais, consideradas únicas por não serem aquecidas pelo magma abaixo da superfície.

Em vez disso, a água migra através de falhas e fraturas na rocha, onde é aquecida pelas temperaturas elevadas da Terra em profundidade antes de circular de volta à superfície.

Via Nasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *