SISTEMA DE MONITORAMENTO DA ENEL IDENTIFICA CERCA DE 100 MIL RAIOS NAS PRIMEIRAS CHUVAS EM GOIÁS

Destaque Goiás

Companhia segue trabalhando com ações integradas e foco na tecnologia para minimizar os impactos na rede durante o período chuvoso.

As primeiras chuvas já chegaram em Goiás acompanhadas de raios e ventos de até 70km/h. Entre os dias 22 de setembro e 02 de outubro – último domingo – foram registradas quase 100 mil descargas atmosféricas no Estado. A força dessas chuvas e o aumento da incidência de raios causam severos danos à rede elétrica e a previsão para os próximos dias é de tempestades e ventos ainda mais fortes.

Imagem reprodução/ enel

As descargas atmosféricas são responsáveis por cerca de 20% das interrupções no fornecimento de energia, além de provocarem curtos-circuitos, queima de equipamentos e até acidentes fatais.

A Enel possui um sistema de monitoramento de raios com objetivo de acompanhar a evolução das tempestades e apoiar a mobilização das equipes em campo, com foco na minimização do tempo de atendimento em casos de interrupção no fornecimento de energia.

Publicidade

Em parceria com o Climatempo, os técnicos no Centro de Operações, em Goiânia, monitoram em tempo real, 24 horas por dia, as condições climáticas em todo o Estado. Somente no ano passado, o sistema de monitoramento de raios da Enel Distribuição Goiás registrou mais de 5 milhões de descargas atmosféricas no Estado.

Para controlar a situação dos últimos dias, a Enel dobrou o número de equipes de atendimento emergencial em campo. A queda de árvores sobre a rede impacta severamente o fornecimento de energia em dias de tempestade.

Somente nas chuvas dos últimos dias, cerca de 50 árvores caíram na capital com o temporal, além de árvores que caíram por inteiro, vários outros pontos da rede foram prejudicados por galhos que se soltaram sobre os fios e outros objetos que são lançados à rede.

via/ enel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *